EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

PREFEITURA DE AFOGADOS INAUGURA HOJE CENTRAL REGIONAL DE REGULAÇÃO
 
 
A tecnologia estará a serviço da população. Será inaugurada hoje, às 11 horas, a Central Regional de Regulação em Saúde de Afogados da Ingazeira. A Central vai funcionar 40h por semana, regulando procedimentos de média e alta complexidade, a exemplo de tomografias e ressonâncias magnéticas, de todos os municípios da área de abrangência da 10ª Geres.
 
A Central também vai regular a marcação de consultas na UPA-Especialidades, quando da inauguração da unidade. A Central terá papel importante no acesso ordenado aos serviços especializados oriundos da Atenção Primária (PSF). A central contará com 12 profissionais, entre eles dois médicos reguladores. A mesma foi fruto de uma pactuação entre o município, Estado e Governo Federal. O gerenciamento da Central de Regulação será realizado pelo munícipio com supervisão e cooperação técnica de profissionais de saúde do Estado. 

Prefeitura de Afogados da Ingazeira
Núcleo de Comunicação Social


SECRETARIA DE SAÚDE MOBILIZA AFOGADENSES PARA A PREVENÇÃO AO DIABETES 
Sexta-feira, 14 de Novembro foi o dia mundial de combate ao diabetes. Em Afogados da Ingazeira, a Secretaria Municipal de Saúde organizou diversas atividades preventivas e de orientação à população. Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), profissionais da secretaria realizaram testes de glicemia e Rodas de diálogos com usuários dos postos, diabéticos ou não., sobre a importância da prevenção. 
A população foi orientada sobre a adoção de práticas saudáveis para prevenção de doenças. “A prevenção ao diabetes, assim como a maioria das doenças crônicas não transmissíveis pode ser feita através da adoção de modos de vida saudáveis, como alimentação e práticas de atividades físicas,” afirmou o Secretário de Saúde de Afogados, Gildázio Moura. A Prefeitura ofereceu um cardápio variado de frutas para os usuários das UBS.
Na parte da tarde, a Secretaria organizou diversas atividades na Academia da Saúde, no bairro do São Francisco. Profissionais de educação física promoveram ativida des físicas e educativas com a população. No local, a Prefeitura montou estandes de saúde bucal e ofereceu serviços gratuitos de aferição de pressão e exames de glicemia, numa parceria com os alunos de enfermagem do Colégio Ruy Barbosa.  

Prefeitura de Afogados da Ingazeira
Núcleo de Comunicação Social

PROJETOS "SORRINDO NA ESCOLA" E "NOITE DO PIJAMA" NA AGENDA DA SEMANA DO BEBÊ EM AFOGADOS DA INGAZEIRA

Desde o início da semana, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove inúmeras atividades dentro da programação da Semana do Bebê. Realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, em conjunto com o UNICEF, e o apoio de diversas entidades e secretarias de governo, a ação tem por objetivo promover um desenvolvimento integralmente saudável para as crianças Afogadenses, projetando o município, em um futuro próximo, como município “Amigo da Criança”, título entregue pelo UNICEF.
No dia 09, à noite, das 18 às 19hs, na Biblioteca Pública Municipal, a Secretaria de Educação promoveu a “Noite do Pijama”, com crianças de três a seis anos, alunos das escolas do ensino fundamental. A educadora Sandra Carvalho, coordenadora pedagógica da biblioteca, contou diversas histórias, a exemplo da “casa sonolenta”, ”Margarida friorenta” e clássicos da literatura infantil. A noite do pijama contou também os alunos do curso de pedagogia da FAFOPAI, apresentando peças infantis através da técnica de teatrinho com varas.

Nesta Quinta (10), as crianças das Escolas São Sebastião, Carapuça e do Centro de Educação Infantil, receberam orientações sobre a importância de uma boa escovação para a saúde da boca. A ação foi coordenada pela equipe do Núcleo de Atenção à Saúde da Família dentistas da rede de saúde e nutricionistas da educação. As crianças receberam kit’s com escovas novas, creme dental e doses de flúor sobre escovação, dentro do Projeto Sorrindo na Escola.
Brincadeiras, shows com palhaços, música, teatro e contação de histórias fizeram a festa das  crianças de diversas escolas da rede municipal, na parte da manhã. Na Secretaria de Assistência Social, mães de recém-nascidos e gestantes, tiveram aulas sobre os cuidados necessários nos primeiros meses de vida da criança, como higiene adequada, limpeza do bebê e a importância da amamentação para o desenvolvimento saudável da criança.









"A programação está muito boa. Temos um compromisso assumido perante ao Unicef de garantir uma vida mais saudável para nossos bebês. Esse é um dos objetivos do milênio, proposto pela ONU, ao qual estamos plenamente empenhados em atender," afirmou o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.
Por: Prefeitura de Afogados da Ingazeira

       Núcleo de Comunicação Social

       Rodrigo Lima
       Cláudio Gomes


PREFEITURA DE AFOGADOS LANÇA SELO DE QUALIDADE PARA ÁGUA

Preocupada com a qualidade da água consumida pela população e com o objetivo de garantir um tratamento adequado nesses tempos de grave escassez, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira lançou um selo para controlar a qualidade da água comercializada no município.
A iniciativa está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, através de sua Diretoria de Vigilância em Saúde. Além da fiscalização, a Prefeitura vem atuando também nas ações de controle das doenças diarreicas agudas, provocadas, principalmente, por água contaminada.
Ao longo de toda a semana, foram realizadas oficinas com agentes comunitários de saúde, palestras educativas com coordenadores e diretores das escolas municipais, com orientações sobre a doença, os cuidados com a higiene e manuseio dos alimentos, e o tratamento adequado que deve ser dado à água comprada aos aguadeiros, carroceiros e carros-pipa, etc.

A Secretaria de Saúde cadastrou todos os vendedores de água, incluindo os que trazem água das comunidades de Queimada Grande e da Matinha, e vai distribuir, na próxima semana, o selo de qualidade. Serão realizadas blitzes permanentes de fiscalização para análise laboratorial da água. O resultado sai na hora. O veículo que estiver transportando água imprópria para o consumo será apreendido. “Realizamos campanhas de esclarecimento com todos os cadastrados e a partir da próxima semana ninguém poderá vender água em Afogados sem o selo de qualidade. Quem ainda não se cadastrou pode nos procurar na Secretaria de Saúde,” informou Madalena Brito, Diretora de Vigilância em Saúde.

Além da fiscalização rigorosa e das campanhas educativas, a Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira está distribuindo com pipeiros, carroceiros e aguadeiros, hipoclorito de sódio e sais para reidratação oral. Os agentes comunitários de saúde também estão recebendo os produtos para distribuir com a população.

“Em um momento grave de escassez, com a maior estiagem já vista, não podemos brincar com a saúde da população. Quem for pego vendendo água inadequada, contaminada, terá o veículo apreendido e não poderá comercializar água. Pedimos que a população colabore, denunciando e nos ajudando na fiscalização,” afirmou o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José patriota.

 



Por: Prefeitura de Afogados da Ingazeira

         Núcleo de Comunicação Social

          Rodrigo Lima: (87) 9978.1718 / (81) 9668.4668
          Cláudio Gomes: (87) 9633.3342

Nenhum comentário: