CIB

ASSEMBLÉIA-  7 DE OUTUBRO DE 2013

INFORMES

·            Visando à execução da Programação Anual de Saúde/2013, a SES, traz para Pernambuco o Curso Avançado de Vigilância em Saúde do Trabalhador, em parceria com o MS e com a ENSP/Fiocruz-Rio. Serão ofertadas 10 vagas, em 2 módulos de 40h cada. Os participantes do primeiro curso e demais interessados devem enviar seus currículos e documentos até o dia 11 de outubro ao e-mail trabalhador.pe@gmail.com. Observar os critérios de seleção.                 
     Informe dado por Denise Timóteo.

·      Foi apresentada a pesquisa: Situação do tracoma em áreas de risco epidemiológico na população brasileira, sob coordenação da Pesquisadora Drª. Giselle Campozana Gouveia Do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães. A pesquisa visa apoiar o desenvolvimento de atividades de vigilância e controle do tracoma com o objetivo de atingir as metas de eliminação do tracoma como causa de cegueira. A realização da pesquisa foi autorizada e a pesquisadora se comprometeu a repassar o cronograma das ações ao COSEMS para favorecer a articulação com os municípios-alvo.


·                            A Portaria nº 1.708, de 16 de agosto de 2013, que regulamenta o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS), prevê, para esta fase inicial a adesão dos municípios. Os termos de adesão deverão ser enviados até o dia 10 deste mês (outubro) para que os prazos dispostos na Portaria sejam respeitados. Até o dia 7 de outubro, 112 municípios de Pernambuco enviaram o termo. Leia aqui a portaria. 

·                         A Portaria Nº 880, de 16 de maio de 2013, que define a estratégia de aumento do acesso aos Procedimentos Traumato-ortopédicos de Média Complexidade no âmbito do SUS, traz a possibilidade implemento de até 80% no valor médio de AIH, até o dia 7 de outubro apenas o município de Petrolina fez a adesão.  Leia aqui a portaria.

·                Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro acontecerá, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR, O I Encontro Nacional da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O objetivo principal do encontro é fortalecer a RAPS e possibiltar aos participantes um espaço de intercâmbio e articulação entre gestores, profissionais e usuários.
Foi feito o convite aos municípios que colaborem para o envio de profissionais e membros da gestão, custeando passagens e diárias para que um comitiva de Pernambuco possa estar presente no evento e discutir as fragilidades da rede.

Nenhum comentário: