quarta-feira, 29 de abril de 2015

TODOS POR PERNAMBUCO


Acontece no Centro de Convenções  o “ Todos por Pernambuco”, um evento articulado pelo governo do estado e que passou por todas as regiões, sendo finalizado em Recife.
A ideia é aproximar a gestão estadual do cidadão. Para isso, houve a participação da sociedade civil, movimentos sociais e classes trabalhadoras.
Após a solenidade de abertura, que contaram com os discursos de Danilo Cabral e do governador Paulo Câmara, os participantes foram direcionados para as respectivas salas temáticas.
Na Sala da saúde, houve a participação de 210 pessoas com a mesa composta pelo secretário estadual Sr. José Iran Costa, pelas Secretárias executiva Ana Callou e Cristina Mota.
Após a explanação do secretário sobre as ações e resultados de 2007 à 2014, iniciou a etapa de recolhimento das propostas dos participantes interessados.  Dentre as sugestões, Ferdinando Araújo do município de Igarassu e membro da câmara técnica do COSEMS-PE, sugeriu que o Estado auxiliasse na retomada do COAP e do PGAS.
Além disto, pode-se ver a participação da sociedade civil com pedidos específicos, como resoluções para as problemáticas sobre TFD e pessoa com deficiência. Bem como, dos trabalhadores (colaboradores) do SUS, que em síntese reivindicaram o fortalecimento da atenção primaria visando a promoção e prevenção à saúde, da rede cegonha, da assistência farmacêutica e dos leitos hospitalares como estratégia para diminuição dos gargalos e das desigualdades nos serviços de saúde em Pernambuco.


Nenhum comentário: