quinta-feira, 16 de abril de 2015

CONGRESSO DO COSEMS

No primeiro dia do Congresso do COSEMS foram realizadas 5 oficinas: Regulação, Planejamento, Assistência Farmacêutica, Gestão Orçamentária e Rede de Urgência e Emergência.

A oficina de Urgência e Emergência foi coordenada
Oficina RUE: Alberto, Cristina, Anderson e Lúcia.
por Alberto Alves e Lúcia Matias, e contou com a apresentação do representante do Ministério, Anderson Fagundes e da SES, Cristina Mota.
 Foi um espaço em que os municípios puderam questionar pendências dos processos de implantação dos pontos de atenção da rede, em casos pontuais, mas também discutir a importância do financiamento e da regionalização para a consolidação de redes de atenção. No caso do financiamento, não há como garantir serviços sem ele! O representante do Ministério afirmou que todos os atrasos serão corrigidos assim que o Ministério se recuperar do grande atraso na aprovação do orçamento da união (que só foi aprovado recentemente!). Para Anderson, esse ano, que promete ser de vacas magras para novos investimentos, será um ano para organizar, qualificar e consolidar o que já foi financiado.
Cristina Mota atualizou o grupo no andamento da implantação dos pontos de atenção da RUE por região e ressaltou que a SES pretende voltar a investir nos debates em CIR para organização do processo e apoio aos municípios.
Bancada de Vitória de Santo Antão na Oficina de Urgência e Emergência.

Nenhum comentário: