quinta-feira, 5 de março de 2015

Estado vai investigar rubéola, sarampo e parvovírus.


A dengue tem se manifestado de forma diferente este ano, mais branda, com pouca febre e com muita mancha vermelha na pele. Para esclarecer se está circulando outra doença, testes de rubéola, sarampo e parvovírus B-19, todos transmitidos por via respiratória e que causam o chamado rache cutâneo, serão feitos em parte dos doentes, informou na tarde desta quarta-feira (04/03) a coordenadora de Combate à Dengue do Estado, Claudenice Pontes.

“Ainda não temos uma epidemia generalizada no Estado, mas caminhamos para uma situação epidêmica”, explica Claudenice Pontes. Antes de a Secretaria de Saúde do Recife constatar uma epidemia na cidade, Custódia, no Sertão, viveu situação parecida. As mortes suspeitas em Pernambuco são de pessoas na faixa de 40 a mais de 60 anos. Desde janeiro, foram 48 casos suspostos de chicungunha. Desses, 39 foram descartados, sendo 14 comprovados como dengue". 

Pede-se que os profissionais de saúde fiquem mais atentos à doença, que deve ser a primeira hipótese diante de quadros supostamente virais com manchas vermelhas na pele. É que, dessa vez, a dengue tem apresentado manifestações mais brandas e diferenciadas. Alguns casos estão sendo diagnosticados como rubéola e até chicungunha, logo depois confirmados como dengue por exame laboratorial.

Fonte: NE10

Nenhum comentário: