segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

NOTA DO COSEMS


                                        
 NOTA DO COSEMS –PE SOBRE ATRASOS  DOS REPASSES FEDERAIS 


 O COSEMS PE vem demonstrar preocupação com o desfecho orçamentário de 2014 e o futuro das gestões municipais para 2015 no SUS, devido aos frequentes atrasos e repasses parciais dos recursos do FNS/MS às Secretarias Municipais de Saúde, especialmente agora no fim deste ano, prejudicando ainda mais o funcionamento e sustentabilidade do sistema de saúde pactuado pelas esferas de governo.
A cada ano percebemos que a diretriz de descentralização do SUS, fundamental para alcançarmos os princípios de universalidade, equidade, integralidade e resolutividade, vem acontecendo sem o correspondente repasse de recurso financeiro e apoio técnico da União para os municípios. Assim sendo, progressivamente os governos municipais aumentam suas responsabilidades e injetam mais recursos próprios para a execução dos programas de saúde.
É evidente que apesar das conquistas alcançadas ao longo dos 25 anos do sistema público de saúde, a qualidade desejada e a sustentabilidade do sistema permanecem gravemente comprometidas pelo subfinanciamento crônico, inadequado fluxo de transferências de recursos e de critérios mais justos e equânimes de partilha. É urgente e imprescindível que a União aumente sua participação no financiamento do SUS com a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto de lei de iniciativa popular (PLP 321/2013) que determina que 10% da RCB da União sejam destinadas ao SUS. No momento, o mínimo que se espera do MS/Governo Federal é de cumprir de forma regular e automática as transferências dos recursos pactuados para evitar colapso no funcionamento das redes de assistência à saúde da população.
O COSEMS-PE em defesa do SUS e do seu fortalecimento não perde suas esperanças e, por isto mesmo, apresenta seu inconformismo com esses injustificáveis atrasos de repasses financeiros e solicita urgentes e eficazes medidas corretivas por parte do MS e Governo da União.
Nesse sentido, conclamamos a mobilização dos secretários municipais de saúde de PE e apoiamos as iniciativas do CONASEMS e COSEMS estaduais para solução imediata das pendências orçamentárias, para com os municípios, do FNS/MS 2014 e para a garantia, para 2015, de mais recursos e a regularidade dos pagamentos e transferências federais, nos diversos blocos de financiamento e de atenção à saúde.



Recife, 19 de dezembro de 2014.

SAULO BEZERRA XAVIER
PRESIDENTE COSEMS-PE







Nenhum comentário: