terça-feira, 8 de abril de 2014

Pernambucana é eleita a pessoa mais influente em saúde digital da América Latina

 

A fundadora e coordenadora do Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES/UFPE), Magdala de Araújo Novaes, foi a vencedora do prêmio HealthXL South America Award, que ocorreu no dia 20 de março, em São Paulo. A votação final foi realizada durante o coquetel de premiação e, entre os 10 nomes finalistas, Magdala Novaes foi eleita a pessoa mais influente em saúde digital na América Latina. Com o prêmio em mãos, Magdala representa a América Latina na etapa mundial do HealthXL Award, em 31 de maio, na Irlanda.

 

Doutora em Bioinformática, Magdala Novaes é conhecida por ser pioneira e uma das mais experientes profissionais da área de saúde digital (eSaúde) no Brasil, principalmente telemedicina e telessaúde. É responsável pela criação e coordenação de inúmeros projetos e pesquisas na área. Atualmente, Magdala é professora associada do Departamento de Medicina Clínica e docente do Curso de Medicina da UFPE. Sua trajetória teve início em 1996, com a criação do Grupo de Tecnologias da Informação em Saúde (TIS) e da disciplina de Informática em Saúde para cursos de graduação e pós graduação.

Numa época em que a saúde digital havia sido pouco explorada no Nordeste e no Brasil, Magdala desenvolveu um projeto de telemedicina voltado para a atenção primária à saúde. Projeto que permitiu a criação, em 2003, do primeiro núcleo de telessaúde implantado em um hospital público: o NUTES-UFPE, localizado no Hospital das Clínicas do Recife. Em outubro de 2013, quando completou 10 anos de vida, o Núcleo foi homenageado pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) por sua contribuição ao desenvolvimento da telessaúde na América Latina.

Magdala conta que descobriu na saúde digital uma forma de inovar e transformar a saúde através da tecnologia.  E que essa transformação poderia se dar não apenas na assistência ao paciente, mas na formação e atualização de recursos humanos e na pesquisa e desenvolvimento da eSaúde. "Construir redes de conhecimento e colaboração utilizando tecnologias web e móveis sempre foi uma das minhas maiores motivações. Eu acredito fortemente que, através do trabalho colaborativo e distribuído, é possível formar e qualificar os profissionais que o mercado tanto precisa hoje, e que farão toda a diferença no futuro", diz.

E quanto ao prêmio recebido em São Paulo, ela afirma: "É uma motivação a mais pra continuar vencendo todos os desafios que eu enfrento diariamente, no intuito de integrar as iniciativas públicas e privadas na construção de um sistema de saúde que não seja 'único' apenas no nome, mas que seja forte e que atenda as demandas no tempo certo e com a devida qualidade".




Coordenadora do Núcleo de Telessaúde da UFPE está na lista dos mais influentes de TI em Saúde na América Latina

A fundadora e coordenadora do Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES/UFPE), Magdala de Araújo Novaes, foi indicada com uma das pessoas mais influentes na área de TI em Saúde na América Latina. Magdala ficou entre os 17 finalistas de uma votação que levou em consideração cerca de 70 nomes.

Desses finalistas, 10 serão escolhidos por um time de juízes internacionais para concorrer ao prêmio HealthXL South America Award, cuja cerimônia acontece no próximo dia 20 de março, no Brazil Founders Gala Dinner, em São Paulo. O evento é uma parceria entre o EmpreenderSaúde/ES Media, organização de fomento e apoio ao empreendedorismo e inovação em saúde no Brasil e exterior, e a HealthXL, aceleradora de saúde do Grupo IBM Venture Capital.

O vencedor irá representar a América do Sul na disputa pelo primeiro lugar do prêmio principal, o HealthXL Award, que será entregue durante o HealthXL Global Gathering 2014, evento que acontece em 30 de maio, em Dublin, na Irlanda. Considerado um dos mais importantes da área, o encontro reúne líderes, empresários e investidores do mundo todo para discutir oportunidades globais no mercado de saúde digital.

Nenhum comentário: