quarta-feira, 9 de abril de 2014

NOTÍCIA

CNE aprova as diretrizes curriculares previstas no Mais Médicos

Texto aprovado pelo Conselho Nacional de Educação reserva 30% da carga horária do internato médico na graduação para atividades na Atenção Básica ou urgências e emergências do SUS
As novas diretrizes curriculares para os cursos de medicina aprovadas na última semana pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) contemplam os pontos propostos pela lei que criou o Programa Mais Médicos. Com o novo texto, os cursos de medicina passam a ter 30% da carga horária do internato médico na graduação na atenção básica ou urgência e emergência no Sistema Único de Saúde (SUS).
As novas diretrizes também incluem a avaliação nacional dos estudantes de medicina a cada dois anos. A verificação será obrigatória e vai classificar os estudantes para o programa de residência médica. Outro ponto inserido no texto diz respeito à previsão, até 2018, de oferta de vagas dos programas de residência médica em número igual ao de egressos dos cursos de medicina no ano anterior. Todo o conteúdo agora segue para apreciação do ministro da Educação, Henrique Paim.
Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, as mudanças nas diretrizes aprimoram a qualidade e promovem a humanização da formação de médicos. Além disso, vão proporcionar formação de médicos voltados justamente para a Atenção Básica, área que apresenta maior demanda de profissionais no país. “O Programa Mais Médicos não se restringe somente ao provimento imediato de médicos. A iniciativa propôs também essa mudança na formação médica, ou seja, são medidas estruturais que vão mudar a medicina no Brasil”, afirma Chioro.
As mudanças têm prazo de um ano para implementação para que as instituições tenham tempo para fazer as adequações necessárias às mudanças no curso de medicina. Os alunos já matriculados poderão optar entre concluir o curso com o currículo atual ou se formar com as novas regras.

Por Murilo Caldas, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa – ASCOM/MS
(61) 3315-3580 / 3315-2351

Nenhum comentário: